Review: Stardew Valley Mobile

Atualizado: 6 de Dez de 2020

Stardew Valley é um jogo de simulação de fazenda e uma pitada de RPG, nele você precisa cuidar das plantações da fazenda, dos animais e procurar pedras preciosas nas minas enfrentando monstros e se aventurando em um mundo pixelado infinito de muita diversão. Desenvolvido pela ConcernedApe e publicado pela Chucklefish Games e ConcernedApe, Stardew Valley é muito semelhante a um jogo chamado Harvest Moon do Super Nintendo que foi licenciado pela empresa Natsume em 1996.


Para saber mais detalhes eu fiz outra review mais detalhada aqui REVIEW: STARDEW VALLEY. Aqui eu só irei abordar oque eu senti de diferente, as vantagens e desvantagens do mobile para o pc .

COMBATE


No modo de combate você pode optar pelo ataque automático, admito que isso facilita muito os ataques contra inimigos, por exemplo os morcegos quando te atacam de diversas direções o seu personagem detecta o automaticamente a aproximação e se defende e ataca novamente. Para um game onde você precisa de TouchScreen para andar, para usar picareta, para cortar arvores e praticamente todas as ações do jogo, eu admito que fiquei preocupada quando comprei para o celular acreditando que eu levaria mais tempo pra matar um inimigo ou avançar nos níveis das cavernas, mas foi o contrário isso super me ajudou quando vinha hordas de inimigos e ate avancei os níveis das cavernas mais rápido, se você é um gamer mais hardcore e prefere ir sem o modo automático também a opção de desativar.

GRÁFICO


Gráficos pixelados são ótimos por rodar no ultra em qualquer pc, console e celular, mas a algumas diferenças que talvez as pessoas não percebam e oque eu notei é a diferença do gráfico quando você da zoom no jogo. Pelo pc o zoom é limitado em 75% esse é o máximo que você consegue distanciar porque ai você a diferença de como cada plataforma reage Gráfico do Pc em 75% de zoom qualidade alta:

Gráfico de Celular 100% de Zoom qualidade alta:

No celular ainda temos a opção de dar zoom 100% mais estourando completamente a qualidade porem não é tão notável em uma tela de celular que é proporcional para jogos pixelados desde antigamente, ja no pc é limitado por a plataforma saber que o jogo não aguentaria um zoom 100% sem danificar a qualidade de imagem.

Stardew Valley para dispositivos celulares esta saindo cerca de R$12,99 na Play Store (android) em promoção no momento e R$18,90 na App Store (iOS).


Também esta disponível uma versão teste para um jogo mobile semelhante a Havert Moon e Stardew Valley, é completamente gratuito e você pode estar baixando e enviando sua opinião aos desenvolvedores seu nome é Harvest Tawn. Também com o mesmo intuito de cuidar de fazenda, animais e explorar minas e descobrir segredos, o jogo ainda não possui legenda em português.