Review: Tell Me Why

Atualizado: Fev 11

Tell Me Why (Diga-me Porquê) foi desenvolvido pela Dontnod Entertainment ( mesma desenvolvedora de Life Is Strange) e distribuído pela Xbox Game Studios. O jogo foi lançado em 2020 divido em 3 capítulos, lançando um por semana onde você poderia estar optando por comprar ou jogar com a assinatura da plataforma, o Xbox Game Pass


A história conta a vida de dois irmãos, sendo um deles um homem trans chamado Tayler e sua irmã gêmea Allyson. Ambos sofreram um grande trauma na infância, fazendo com que fossem separados e se reencontrando depois na fase adulta. Após se reencontrarem percebem que possuem uma grande ligação, algum tipo de poder que fazem com que um acesse as lembranças do outro e conseguem conversar por telepatia. O motivo de voltarem a se encontrar é a casa onde moravam antes da tragédia acontecer, pois ambos precisam de dinheiro, e decidem vender a casa para seguir suas vidas e assim acabam se envolvendo em uma busca para descobrir coisas no passado que passaram despercebidas.


Apesar dos irmãos acabarem de se reencontrar, eles tem uma ótima química, como se tivessem um ao outro a vida toda e não só na infância. Alysson permaneceu na cidade onde viveu a vida toda e Tayler foi enviado para um reformatório voltando depois de adulto e reencontrando pessoas de sua infância. É até bacana como esse jogo aborda o termo de transexualidade como algo comum, do jeito que tem que ser, algo completamente natural, e também aborda o preconceito que existe em uma grande parte das pessoas. Allyson e Tayler mantém esse sentimento de irmãos e como sempre um cuidando do outro.


Tive uma péssima experiência em jogar esse jogo sem estar descansada, porque ele é muito calmo com muitos diálogos e puzzles que é impossível de fazer se você estiver indisposto, parei um dia totalmente descansada para conseguir dar procedimento ao jogo com mais atenção, é um descuido enorme se você não prestar atenção pode fazer escolhas erradas no jogo e te prejudicar, já que Tell Me Why é um jogo de escolhas que estabelecem o final da história, então cada escolha tem sua consequência, se você agrada um magoa o outro e não tem uma opção de duas pessoas saírem satisfeitas.


Tudo acontece no Alaska, um lugar lindo demais, tem neve, floresta, casinhas de madeira, pesca, tudo que se encontra em uma cidade pequena onde todo mundo se conhece. A Dontnod Entertainment</