O que se sabe sobre os vazamentos de The Last of Us Part II ?

Atualizado: 8 de Jun de 2020

Infelizmente notícia ruim vem à cavalo e as ultimas que vem, a respeito do game da Naughty Dog que será lançado em 19 de junho, foi o The Last of Us Part II e elas não são nada legais.


De acordo com algumas informações que a vasta internet divulga, um ex-funcionário da Naughty Dog, por conta de vários problemas que passou na produção de The Last of Us Part II, desde o excesso abusivo de trabalho, ultrapassando mais de 14hr por dia, desavenças da equipe por má administração e falta de profissionais capacitados para gerir e desenrolar os novos desafios de desenvolvimento e até, pasmem, falta de pagamento de salários que beiram os 3 meses, divulgou spoiler do game inteiro.


Isso tudo logicamente, passa de rumores e nada fora confirmado pela empresa, porém alguns resquícios dessas informações, foram divulgadas pelo Twitter de também um ex-funcionário da Naughty Dog, Jonathan Cooper, que a empresa estaria forçando os profissionais a trabalharem excessivamente todos os dias.


Mais precisamente essa semana (26/04/2020), várias imagens, vídeos e fotomontagens do desenvolvimento do The Last of Us Part II, caíram na internet, por esse suposto funcionário totalmente descontente com a empresa.

Ele vazou essas informações e além disso tudo, também divulgou todo o enredo do jogo e seu final, contando partes precisas e surpreendentes.


A Naughty Dog, através do Twitter do seu Vice-Presidente, Neil Duckmann, postaram uma resposta, contando um pouco do que aconteceu sobre esse vazamento, porém eles não negaram nenhuma das informações de falta de pagamento dos funcionários e os excessos que a empresa cometeu e vem cometendo com os trabalhadores.

"Nós sabemos que nos últimos dias foi muito difícil para todos vocês e para nós também foi. É decepcionante ver o lançamento e compartilhamento das cenas vindas do desenvolvimento do game. Faça o seu melhor para evitar spoilers e nós pedimos a você para não spoilar outras pessoas The Last of Us Part II chegará em suas mãos em breve. Não impota o que você veja ou ouça, pois a experiência final, valerá a pena"

[Opinião]


"É uma pena ver o que isso realmente aconteceu com esse Estúdio First-Party da Sony. Grandes corporações e grandes empresas, utilizando mão de obra até sua exaustão e pior de tudo, não pagando por seus serviços prestados.

O excesso de trabalho, nas empresas de jogos, é uma prática muito comum nos EUA e isso não deveria ser regra, vide o caso da Rockstar utilizando essa mesma prática em seus jogos.


O mais triste é ver o estrago que um funcionário pode causar, dentro de um projeto tão grande quanto é The Last of Us Part II e quanto que os prazos que as empresas de jogos estão prometendo para seus consumidores finais, estão cada vez mais apertados. O jogo obteve a marca de 2 adiamentos oficiais, fora os atrasos de mais de 5 anos de desenvolvimento.